terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Jornal da 99/2ª Edição em Espírito Santo-RN. Falta de água e esgoto a céu aberto; são os principais problemas.

Município de aproximadamente 10.500 habitantes, localizado há cerca 76 km de Natal, na região do agreste potiguar; Espírito Santo é mais um dos pequenos municípios brasileiro que sofre com alguns problemas administrativos. Mau distribuição de renda, falta de oportunidade de trabalho no município e o problema do saneamento básico, são algumas das problemáticas encontradas em Espírito Santo-RN.

De início encontramos um problema que afeta todos os moradores da cidade. A constante falta de água tem gerado transtorno a população urbana que em muitos casos precisa ir à quilômetros de distância para poder lavar roupas. A CAERN, através do gerente local, explicou que o problema é resultado de um aumento do consumo do líquido precioso na época de verão. Disse ainda que há uma boa expectativa para que problemas como a falta  de água possam ser resolvidos  ainda este ano.

A falta de saneamento básico na cidade é o outro grande problema. Esgoto a céu aberto por todos os lados oferece risco de moradores contraírem doenças a todo instante. Crianças vivem de forma natural nestes ambientes. 

O esgotamento sanitário adequado é importante tanto para a comunidade quanto para o meio ambiente, além de ajudar na prevenção de doenças causadas pela água contaminada, como cólera, dengue, hepatite e leptospirose.

Fui até a prefeitura tentar uma conversa com a gestora do município, Daize Florencio, e com alguns secretários, mas ninguém foi encontrado. Fui informado que todos tinham saído. Ainda tentei o contato telefônico de algum secretário, porém, mais uma vez não foi possível.

“A população brasileira produz, em média, 8,4 bilhões de litros de esgoto por dia. Desse total, 5,4 bilhões não recebem nenhum tratamento, ou seja, apenas 36% do esgoto gerado nas cidades do país é tratado. O restante é despejado sem nenhum cuidado no meio ambiente, contaminando solo, rios, mananciais e praias do país inteiro, sem contar nos danos diretos que esse tipo de prática causa à saúde da população.”  (Planeta  sustentável)

Veja imagens de uma Rua no Bairro São Francisco.




 


 


Por Júnior Campos

4 comentários:

Anônimo disse...

A situação do nosso municipio é caótica, além desses esgotos a céu aberto tem também o problema do lixo que se acumula pelas ruas da cidade, a prefeita não tá nem ai,ela diz que ja ta perto de entregar e que não dá mais tempo fazer nada.
Vejam só o absurdo, depois de oito anos ela vem com essa lorota.
O vice prefeito atual, segue o mesmo modelo de administração, pois é o candidato da dama de ferro, ela que comando tudo a 16 anos, por isso ele vai perder a eleição, o povo não suporta mais e nem a cidade também.
A nossa cidade foi invadida por goianinha, onde o prefeito de goianinha jr. rocha, construiu dentro de nossas terras creches, escolas e postos de saude e dá toda a assistencia a mais de 4 mil pessoas que moram na região de barroca, carnauba, arisco, manoel paz, malhadina e miranda.

Uma vergonha!

Endrew Hugo disse...

Amigo administrador deste blog, gostaria de formar uma parceria com você, eu vou colocar nos meus blogs o seu e você colocar o meu na sua lista de blogs.
OK.
www.espiritosantorn15.wordpress.com

Anônimo disse...

Segue algumas perguntas pra turma da atual administração que fala muito e não diz nada.
Mais, queria saber de umas coisinhas, responde mesmo tá.
1-Cadê a frota de carros municipal (não falo dos carros locados)?
2-Por que as escolas municipais da zona rural estão 90% abandonadas?
3-Por que os trabalhos da unidade mista de saude estao paralizadas?
4-Por que não se fez uma unica extração ou obturação em mais de um ano no consultorio odontologico?
5-Por que só retiram o lixo das ruas principais?
6-Por que os esgotos a ceu aberto predominam em ruas da periferia?
7-Porque perseguem funcionarios que não vota no sistema?
8-Por que a merenda é só bolacha com leite?
9-Por que o abandono com os distritos de tabocas, miranda, carnauba, manoel paz, …?
10-Por que ainda se tem salarios atrasados?

Ufa!!!
è só. só???

Anônimo disse...

QUERO LANÇAR UM DESAFIO AO CANDIDATO DA SITUAÇÃO TB DE ESPIRITO SANTO RN.

MOSTRE QUE É DIFERENTE E DÊ A SECRETARIA ( ESPORTES) QUE É DO SEU FILHO E DE A OUTRA PESSOA E MAIS CINCO SECREETARIAS QUE VOCES TEM DENTRO DA FAMILIA.
Aceito respostas de qualquer outro tipo de babão.