quinta-feira, 28 de julho de 2011

Monte das Gameleiras-RN. Após ato público, profissionais da educação são recebidos pela prefeita em audiência.

Os profissionais de educação da rede municipal de ensino de Monte das Gameleiras, no Rio Grande do Norte, realizaram nesta quarta-feira (27) um dia de advertência para pressionar a chefe do executivo no município, Prefeita Edinha, a marcar audiência e discutir as reivindicações da categoria.
Os professores se concentraram na escola Virutosa Bernardino pela manhã e de lá seguiram em caminhada, com faixas e cartazes até a frente do prédio da prefeitura municipal, onde discursaram, esclarecendo a razão do ato público.



A professora Bernadete ao usar da palavra tentou sensibilizar a prefeita lembrando a profissão da gestora municipal. “Lembro que a prefeita, como nós, também é professora e se não estivesse no cargo de gestora do município, certamente estaria nesta luta com a gente.” Comentou.
O secretário de educação no município, Márcio destacou a problemática e o que tem dificultado o atendimento as reivindicações da categoria. “Nosso maior problema é a folha de professores que está cheia, não temos como aumentar os gastos; por isso só podemos oferecer os 10%, já oferecidos pela prefeita.” Explicou.
O vereador Nilsinho, único representante legislativo do município a estar no local, falou sobre a luta dos professores. “Estou aqui porque não poderia deixar de apoiar os professores em um momento como este. Lamento a ausência de outros companheiros de legislativo municipal.” Comentou.
Após vários discursos uma comissão de negociação foi formada e levada até o gabinete da prefeita onde em audiência decidiram os rumos da categoria. O professor Marcelo, Coordenador do SINTE-RN regional, relatou o saldo da audiência. “A prefeita manteve a proposta oferecida na última terça-feira (26) de nos dá 10% de aumento no piso salarial, a única diferença é que a gente volta a discutir no final de agosto a possibilidade de em setembro ter os 15,85 %, que é o certo.” Ressaltou.
Professor Marcelo

A prefeita Edinha conversou com nossa reportagem sobre a audiência e assegurou que vai se esforçar para atender aos profissionais da educação. “Ofereci o que podia no momento, mas, estarei em Brasília em breve e tentarei buscar recursos suficientes para atender as reivindicações dos profissionais de educação do nosso município.” Declarou.
Prefeita Edinha

Mesmo reconhecendo as causas pelas quais os professores lutam a chefe do executivo municipal, Edinha, disse que o movimento desta quarta não passou de questão política. “Esperava que todos os professores estivessem presentes no movimento, mas, fico feliz por perceber que o ato não foi algo sério e, sim, uma questão política.” Frisou.
Marcelo, rebateu a declaração afirmando que o movimento que, dizer que a movimentação foi de cunho político nada mais é que uma tentativa de desmerecer o ação que foi legítima e histórica no município.
Na próxima semana, representantes do SINTE-RN estarão se reunindo no município com a categoria para decidir o posicionamento dos profissionais em educação de Monte das gameleiras.

Por Júnior Campos

1 comentários:

Anônimo disse...

Prefeita os unicos profissionais que não se fizeram presente foram os que estão em cargo em comissão, os que não foram tem seus motivos mas com certeza nos apoiam pode ter certeza disso. a senhora está equivocada em nenhum momento o ato publico foi de cunho politico partidario. Para demonstrar que a população não está satisfeita com sua administração não será necessário um ato publico. proximo ano voce terá esse diagnostico.