sexta-feira, 11 de maio de 2012

BANANEIRAS-PB. Condições da Barragem Lagoa do Matias preocupa a região

Com capacidades para 1.239.883 metros cúbicos de àgua, a barragem Lagoa do Matias, localizada na zona rural de Bananeiras, brejo paraibano, é responsável pelo abastecimento de água nos municípios de Belém, Caiçara, Logradouro e nos distritos de Roma/Bananeiras, Rua Nova/Belém, e Braga e Cachoeirinha de Tacima.

Segundo informações da AESA (Agência Executiva de Gestão das águas do estado da Paraíba), em Abril a capacidade era de apenas 574.686 metros cúbicos de água. Hoje a quantidade de água é bem menor.

Mas esta não é a única preocupação. O assoreamento causado pelo acúmulo de partículas sólidas arrastadas de partes mais altas do terreno para os corpos de água, no processo chamado erosão hídrica, que reduz o volume livre para armazenar ou conduzir água, é uma das principais preocupações.

Sabedores da necessidade da população que povoa a região, o vice-prefeito do município de Bananeiras, Douglas Lucena, o vereador de Bananeiras, Paulo Brito, a vereadora Betânia do município de Belém, o presidente da Associação de Agricultores Rurais de Rua Nova, Paulinho, se juntaram e foram até o reservatório de água nesta quinta-feira (10) para uma inspeção e de perto viram a dura realidade em que se encontra a Barragem.

O objetivo é sensibilizar as lideranças políticas ligadas ao governo do estado para uma emergente solução. O grupo pretende ir até as cidades e distritos que são assistidos pela barragem para ganhar força no movimento.



Também preocupa o fato de pessoas pescarem nas àguas da Barragem


Veja a situação de outros reservatórios de àgua na PB. Click aqui !


Por Júnoir Campos

1 comentários:

Anônimo disse...

Em Dona Inês,ocorre algo semelhante ca Junior,os reservatórios da cidade estão iguais,como vc ja deve ter conhecimento...