quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Dona Inês-PB. Festa quilombola se transforma em evento político

Por um bom tempo estive orgulhoso por ter em meu município um evento tão diferenciado e original. A festa quilombola.

Participei das duas primeiras edições. Inclusive tocando com o Cantor Neco Lobão.

A terceira festa quilombola, realizada nesta terça-feira (01), na localidade de Cruz da Menina, zona rural de Dona Inês, foi discaracterizada. Se antes havia uma ideia de evento cultural, este ano, não passou de um evento político partidário.

Desde as últimas eleições para presidência da Associação Quilombola, quando Bianca foi eleita, que sinais já apontavam para o que foi presenciado na noite desta terça.

A presidente, Bianca, disse que a prefeitura se negou a contribuir para a realização do evento. Há informações, não confirmadas pela presidente, de que, foram pedidos mais de 20 mil reais ao prefeito. 

O porquê, não sei, o fato é que a prefeitura realizou o evento, tendo o ex-presidente da associação, Sérgio, como coordenador do evento.

Mas isso não foi tudo.

Insatisfeita com a falta de apoio do prefeito Antônio Justino, é o que alega Bianca, um evento paralelo foi realizado, certamente, com o apoio dos líderes peemedebistas. 

Eziélio Show foi a atração da festa organizada por Bianca, apoiada pelos peemedebistas, enquanto que, Paulino e Banda, foi a atração da festa organizada por Sérgio, apoiada pelo prefeito Antônio Justino. As duas festas aconteceram simultaneamente, há menos de 1km.

Não me preocupo em ser mal compreendido. O que fica claro é que com essa divisão quem saiu perdendo foi a comunidade de Cruz da Menina que, deixou de realizar um grande evento. Líderes peemedebistas e o próprio prefeito, não perderam nada com isso, eles só usaram o evento para medir forças. A comunidade sim, esta perdeu.

A comunidade perdeu assim como perdeu quando deixou que o grupo “Negra Dulce” se acabasse, por simples capricho político. Negra Dulce era orginal e nenhum outro é capaz de representar tão bem os valores culturais afros brasileiros.

A cruz da menina é formada, praticamente, por uma família. Não só pela cor, mas estão unidos também pelo sangue. É certo que se dividam por questões políticas partidárias? É certo que deixem de se abraçarem e juntos festejarem uma festa que é feita para celebrar os valores culturais da comunidade? É certo que se olhem como se fossem inimigos, para tão somente agradar líderes políticos? Não amigos. Vocês estão estão deixando ir embora o sentimenro de amizade que por muito tempo habitou esta comunidade. 

Muitas famílias deixaram de participar da festa porque tinham medo de confronto entre os participantes das duas festas. Compreendem o que a divisão causou? Será que tudo isso vale mesmo apena?

Pergunto a Sérgio e a Bianca. Vale mesmo apena essas picuinhas políticas, quando estar em jogo toda a bela história da comunidade?

Não vejo motivo algum para que a festa aconteça em 2012. Vão celebrar o quê? Festejar o quê?

Por Júnior Campos

4 comentários:

LcsMestre disse...

ola,
Meu nome e lucas pereira da silva Moro em sp Nascido em araruna pb gosto de acompanhar noticias da minha terra natal então venho-lhe pedir um favor se possivel aceite uma parceria com o meu blog/site cujo tem uma cota de 1000 visitas diarias agradeço deste ja
eis o site anotherlevelgc.blogspot.com

Anônimo disse...

Acredito que o confronto é comum aonde haja vários interesses, pois tudo gira em torno de sobrevivência, poder, holofotes, fofocas.
Isso não quer dizer que concordo com as divisões advindas da falta de diálogo, de conversa, de negociação. Eu conheço Dona Inês e sei que em casos envolvendo política, alguns batem o pé e não cedem um milímetro para ganhar nome, virar notícia, tirar proveitos.
Sei também que o Governo Municipal não dá dinheiro para fazer festa em lugar algum. Sempre coloca uma comissão para executar os serviços e os fornecedores de produtos e serviços recebem diretamente o seu cheque, na boca do caixa, ou seja, na tesouraria. Tudo oficial, direto.
É das divergências e das discussões que saem os acordos, os avanços nas relações humanas, pois uns e outros vão pensar, analisar, ponderar, e concluir o que lhes é de melhor.
Dona Inês teve décadas de divisão entre a Igreja e a Prefeitura, e hoje se dão muito bem. Todos perderam, ninguém ganhou com isso, mas aprenderam e sairam fortificados, sabendo o que não se deve fazer nunca mais.
E digo mais, o poder público pode trabalhar de boa com a associação dos moradores, mas não é obrigado, é preciso que ambos comunguem pelo menos de respeito entre si. Se ao primeiro, segundo encontrão, já se tornam inimigos públicos, ver-se que ainda não chegou o momento. E concluo dizendo que associação já é um negócio bastante complicado, minucioso, sensível, sem politicagem... imagine com fervor político entranhado...
Enfim, a Cruz da Menina não merece nada disso e sonha a espera do próximo dia em que virão milhares de romeiros para fazer suas preces - e é melhor que não percebam as picuinhas locais.

geraldo guilherme

Anônimo disse...

acho que Bianca já deveria parar com confusão e deixar o Prefeito trabalhar ela já acabou com o Grupo Negra Dulce, pois todo mundo sabe que o grupo foi desfeito por sua causa que influenciou o grupo a desistir, para não dá nome a administração, pois todos sabem que depois que Justino ganhou os grupos culturais tem dados um show, tendo a frente a professora Cida Brauna.Mulher deixa o Justo trabalhar com a belíssima equipe da Assistência e procura o que fazer.

Bianca Cristina disse...

Quero dizer que realizamos sim a Festa Quilombola da Comunidade, sem depender do Prefeito Antonio Justino. No programa de rádio realizado aos sábados a Talimã ele disse que eu era incapaz de organizar um evento. Mas, ele viu que sou sim capaz de realizar um evento com atração melhor da que organizada por ele e pelo Sergio ex-presidente e que não legitimidade legal alguma perante a Comunidade. Prova maior foi que a comunidade em peso se presente ao evento organizado pela Associação. Acredito que o Prefeito ficou despeitado e por isso saiu dizendo que pedi 20 mil reais para realização da Festa Quilombola. Quero dizer que isso é uma grande mentira. Em momento algum pedi dinheiro, apenas no dia 12 de setembro do corrente ano foi até seu Gabinete e perguntei: Antonio, gostaria de saber se você vai continuar nos dando o mesmo Patrocínio para Festa Quilombola, com vinha sendo dando na gestão anterior da Associação? E ele me respondeu: sim, irei sim. É só voce aguardar e quando estiver mais próximo faremos um reunião para vermos o que é melhor. Não sei por que, mas ele fez diferente dando o patrocínio e a organização da Festa para o Sergio, acredito que foi por que ele é do mesmo movimento político que ele e sou adversária. Agora me digam quem está fazendo política?
Sim dizem eu incentivei acabar com grupo Negra Dulce, é pura mentira, ao contrário ele foram que tentaram acabar com o Grupo Oxumaré, grupo este que deu o pontapé inicial para o conhecimento da nossa Comunidade.

Bianca Cristina
Presidente da Associação Quilombola Cruz da Menina