segunda-feira, 2 de maio de 2011

Em Solânea-PB. Emater assina convênios e inaugura Feira do Produtor Rural.

A produção dos agricultores familiares de Solânea, na região do Brejo, está sendo adquirida pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Convênios foram assinados na última sexta-feira (29) entre a cooperativa de produtores rurais da cidade, a Emater e a Prefeitura Municipal. Os agricultores também receberam 15 balanças e 20 barracas padronizadas para a Feira do Produtor Rural.

Os contratos para fornecimento de produtos para a alimentação escolar garantem uma renda da ordem de R$ 85 mil aos produtores. Também foram entregues a 61 produtores rurais o Documento de Aptidão ao Pronaf (DAP), que permite comercializar seus produtos com o PNAE.

A parceria entre o escritório local da Emater e a Prefeitura permite colocar à disposição dos agricultores uma moto-forrageira.

As barracas e as balanças foram adquiridas com recursos da parceria entre a Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, o Ministério do Desenvolvimento Agrário – Secretaria do Desenvolvimento Territorial, e a Articulação do Território da Borborema. Os equipamentos foram entregues à Organização Não-governamental de Apoio à Agricultura Familiar (Ongifa).

“Nesta nova etapa a Emater está atuando na perspectiva de avançar com propostas que levem o agricultor familiar a ter melhores condições de trabalhar e comercializar seus produtos”, explica o presidente do órgão, Geovanni Medeiros. O prefeito de Solânea, Francisco de Assis Melo, anunciou a construção de um agrocentro para atender a demanda da agricultura familiar.

O secretário da Agricultura Familiar, Alexandre Eduardo de Araújo, destacou o trabalho que vem sendo empreendido no sentido de ajudar ao agricultor familiar a desenvolver sua atividade. No caso de Solânea, lembra, a Emater está contando com a parceria da Prefeitura Municipal, da Igreja Católica e dos movimentos sociais do campo.

Com site do governoPB

0 comentários: