sábado, 12 de março de 2011

TRE-PB empossa nova mesa diretora

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) empossou, em sessão solene realizada nesta sexta-feira (11), a mesa diretora para o anuênio que se inicia. Foram empossados Manoel Soares Monteiro, presidente, Genésio Gomes Pereira Filho, vice-presidente, e João Batista Barbosa, corregedor eleitoral.



A solenidade, iniciada às 10h, teve a mesa composta pelos membros da Corte Eleitoral e pelas autoridades: Livânia Farias, procuradora geral da Paraíba, representando o governador Ricardo Vieira Coutinho; Abraham Lincoln da Cunha Ramos, presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba; Luciano Agra, prefeito de João Pessoa; desembargador Carlos Coelho de Miranda Freire, vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª região; Fernando Rodrigues Catão, presidente do Tribunal de Contas do Estado; Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, procurador geral de justiça da Paraíba; entre outras.

O desembargador Genésio Gomes Pereira Filho fez a abertura da solenidade. Em seu discurso, destacou alguns projetos implantados durante o ano em que esteve à frente da Casa, dentre os quais, o início da implantação das urnas biométricas, a inauguração da 19ª zona eleitoral, em Esperança e a criação e implementação da Ouvidoria do TRE-PB.

Após o juramento feito pelos novos empossados, foram assinados os termos de posse pela nova mesa diretora. Em seguida, pronunciaram seus discursos, o juiz Carlos Neves, o procurador regional Yordan Moreira Delgado, o advogado Carlos Fábio Ismael, representando a OAB-PB e o novo presidente, desembargador Manoel Soares Monteiro.

Em seu discurso de posse, o desembargador Manoel Soares Monteiro afirmou compromisso com a Justiça Eleitoral e o interesse público. Também enfatizou a importância da expansão do acesso à internet nas zonas eleitorais: "É tempo da implementação do processo eletrônico nesta Corte, de afirmar nossa presença nas redes sociais, aproximando-nos das partes, advogados e dos cidadãos em geral". Por fim, o presidente afirmou: "Com entusiasmo e obstinação na busca constante pela realização da justiça, alcancei o ponto mais elevado na justiça eleitoral paraibana, e tudo farei para honrá-la com todas as minhas forças e independência".


Perfil do presidente desembargador Manoel Soares Monteiro

Natural de : Piancó/PB

Formação Acadêmica:

1971: Bacharel em Direito – UFPB
1971: Especialização em Direito Agrário – UFPB

Presidente da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado

Membro do Conselho da Magistratura

Ingressou na Magistratura, em 25/11/1975. Foi Juiz das Comarcas de São José de Piranhas, Sousa, Campina Grande e João Pessoa. Exerceu, ainda, jurisdição como Juiz Substituto nas Comarcas de Pombal, Catolé do Rocha, Brejo do Cruz, Bonito de Santa Fé, Cajazeiras, Uiraúna, Aroeiras, Alagoa Nova, Pocinhos São João do Rio do Peixe. Atuou como Membro e Corregedor do TRE/PB; com Juiz Eleitoral em várias zonas eleitorais; e como Membro e Presidente da Turma Recursal da Capital, por mais de cinco anos. Em 25/05/2005 tomou posse no cargo de Desembargador, promovido que foi pelo critério de antiguidade. Dentre outras atribuições, destaca-se o exercício das funções de Monitor do 2º grau no Instituto Brasileiro de Reforma Agrária; Professor de História, Economia, Sociologia e Diretor do Colégio Comercial Lins do Rego de Pilar; Funcionário Público Estadual; Assessor Jurídico da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba; Professor da Fundação de Ensino Superior de Sousa; Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Piancó; Primeiro Suplente de Juiz de Direito da Comarca de Jacaraú; Professor do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da UFPB, Campus VI (Sousa); Professor do Departamento de Sociologia e Antropologia da UFPB, Campus II (Campina Grande); e de Professor do Departamento de Direito Processual Civil
e Prática Forense da UFPB (João Pessoa). Foi agraciado pelo Tribunal de Justiça do Estado, com a medalha da ordem do mérito judiciário.

Com TRE-PB

0 comentários: