quarta-feira, 16 de março de 2011

PB - Cenário cinematográfico da cidade de Cabaceiras é destaque no portal UOL



O portal UOL postou nesta quarta-feira (16) extensa matéria produzida pelo repórter Eduardo Vessoni sobre a cidade de Cabaceiras, localizada no semi-árido paraibano. Em fevereiro, Vessoni esteve durante 15 dias visitando as cidades de Campina Grande, Ingá, Cabaceiras, Sousa e João Pessoa para a produção de uma série de reportagens. Neste período ele contou com o apoio logístico da Empresa PBTur, Sebrae, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PB) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Na reportagem sobre Cabaceiras, é destacado o cenário árido da cidade, o que a torna propícia para realização de obras cinematográficas. “Cabaceiras é a principal estrela do interior daquele estado. Suas casas bem preservadas do século 18 e o baixo índice anual de chuvas transformaram essa simpática cidade de 5 mil habitantes na 'Roliúde nordestina'. Entre documentários e longas metragens, a região já contabiliza mais de 30 produções”, informa.

O jornalista relata também a receptividade dos habitantes de Cabaceiras. Segundo ele, “a população local dona de uma simpatia única e o centro histórico dessa cidade onde o tempo parece não ter vontade de seguir adiante foram a inspiração (e cenário) para filmes nacionais como 'O Auto da Compadecida', 'Cinemas, Aspirinas e Urubus', 'O Romance' e 'Canta Maria'.
 
‘Bodioca’ – Na extensa reportagem, o leitor do portal fica sabendo que o bode merece destaque na economia e na cultura de Cabaceiras. “Durante os três dias da 'Festa do Bode Rei', a região assiste a uma curiosa homenagem a esse caprino símbolo da região que inclui desfiles do animal para a escolha da Família Real (Isso mesmo. Em Cabaceiras coroa-se um bode local que será o monarca da cidade até a próxima festa), exposições, apresentação de grupos folclóricos, competições e até preparação de pratos típicos, como a 'bodioca', uma tapioca recheada com a carne do (pobre) homenageado. O evento marca também a abertura do São João na região do Cariri”. Para ler a matéria na íntegra basta acessar: http://viagem.uol.com.br.

 
Com Secom-PB

0 comentários: