terça-feira, 9 de outubro de 2012

PARAÍBA - Conheça os prefeitos reeleitos do curimataú e brejo paraibano

Se no agreste do Rio Grande do Norte, 99% dos prefeitos que buscavam a reeleição não conseguiram a vitória, no curimataú paraibano, o resultado foi bem diferente.

Em Cacimba de Dentro o atual prefeito, Dr. Edmilson, conseguiu a reeleição, vencendo seu vice-prefeito, Nelinho, com 55,89% dos votos. No município vizinho, Araruna, a prefeita peemedebista, Wilma Maranhão, também logrou êxito nas urnas, vencendo seus dois adversários, obtendo 44,50% dos votos. A vitória mais expressiva no curimataú paraibano, ficou por conta do prefeito do município de Dona Inês que conseguiu a reeleição com 61,66% dos votos.

Outro prefeito que conseguiu a reeleição, com uma diferença, também expressiva, foi o do município de Serraria, no brejo paraibano. Brizola foi reeleito com 69,35% dos votos. 

No vale do mamanguape, a prefeita de Lagoa de Dentro, Suelí Freire, não conseguiu a reeleição. Sendo a única gestora da região que não permanecerá na cadeira do executivo municipal partir de 2013. O prefeito eleito veio da oposição. Fabiano Pedro conquistou 52,81% dos votos.

Quanto a sucessão de governo aliado, apenas os municípios de Riachão, Caiçara, jacaraú, e solânea, conseguiram ter candidatos da oposição como vitoriosos.

De acordo com o site, Congresso em foco, o índice de reeleição de 55% entre os 2.736 prefeitos em todo o país que tentaram, no último domingo (7), frustrou as expectativas da Confederação Nacional de Municípios (CNM).  As estimativas da CMN eram de que 66% do total de candidatos conseguissem a recondução ao cargo. 

A Paraíba teve 67 prefeitos reeleitos entre 98 candidatos, enquanto que o Rio Grande do Norte, teve 56, entre 81 candidatos que buscavam a reeleição.         
      
Outro levantamento feito pela nossa reportagem, foi sobre o quadro atual dos partidos na região do brejo e curimataú paraibano.

O PMDB perdeu nos município de Riachão, Caiçara, e Solânea; ganhando nos municípios de Araruna, Tacima, Belém e Logradouro, onde já governavam.

 O PSB, além de permanecer na chefia do executivo no município de Dona Inês, ganhou mais uma prefeitura. O município de Caiçara a partir de 2013, passará a ser governado pelo PSB.

Já o PPS passa a governar nos municípios de Solânea e em Bananeiras, na região do brejo da Paraíba.

Cacimba de Dentro e Serraria, permanecem sob o governo do PSDB.

Por Júnior  Campos

0 comentários: