quinta-feira, 8 de março de 2012

RN - Dep. Márcia Maia faz homenagem na AL no Dia Internacional da Mulher

Uma manhã de homenagens. Assim foi a sessão solene realizada nesta quinta-feira (08), no plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Na oportunidade, a bancada feminina da Casa Legislativa prestou homenagem a três mulheres com serviços prestados à sociedade Norte-Riograndense.

Na oportunidade, a deputada estadual Márcia Maia ofereceu um tributo a gerontóloga e coordenadora-técnica da Associação Riograndense Pró-Idosos (ARPI), Nazilda Maria Dutra Bezerra. A entidade dirigida por ela existe há 23 anos e oferece a mais de 800 idosos por mês cursos de qualificação manual e cultural, além de um espaço para o lazer.

Antes da homenagem, a parlamentar pessebista destacou a importância do dia 8 de março como uma data que renova a luta pela defesa dos direitos das mulheres em todo o mundo. “É um dia de afirmação das lutas históricas das mulheres, como também o momento de celebração as nossas conquistas e, especialmente, os avanços que possibilitam antever dias de mais igualdade e mais respeito à condição feminina”, pondera.

Márcia aproveitou para lembrar a participação discreta das mulheres na política. Num país em que as mulheres são mais de 51% do eleitorado, a representação de forma irrisória na política, especialmente se for levado em conta o número de mulheres eleitoras.

 “São 4 milhões de mulheres a mais que homens com direito a voto, mas mesmo assim, só possuem 6% de representação no Legislativo. Os outros 49% da população – os homens – detém 94% de representação”, ressaltou a parlamentar.

Em relação à homenageada, a deputada Márcia Maia justificou a escolha pelo fato de Nazilda Dutra representar “as mulheres que se cansam de lutar em favor do próximo. Mulheres que servem de bastião à batalha constante em favor da igualdade e justiça social”, encerrou.

Durante o discurso, a pessebista apresentou um projeto de resolução que cria a comenda Clara Camarão, condecoração que passará a ser oferecida pela Assembleia Legislativa do Estado a toda mulher que for reconhecida por relevantes serviços ou atividades no estado. Se aprovado em plenário, a medalha passará a ser concedida nas próximas sessões solenes em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Ainda foram homenageadas durante a sessão solene a desembargadora Maria Zeneide Bezerra e a presidente da Federação Norte Riograndense de Associações de Deficientes (Fenad) e vice-presidente da Associação de Deficientes Físicos de Mossoró (Adefim/RN), Francisca Lúcia Aquino de Paula.

Com Assessoria

0 comentários: