quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Vereador denuncia caso de aposentadas que sofriam maus tratos em Cachoeirinha-PB

As irmãs Olindina Loreano da Silva, (Dina) de 71 anos e Irene Loreano da Silva, de 69 viviam sofrendo maus tratos pela senhora responsável pelos cartões das aposentadorias das irmãs. Foi o que entendeu o Ministério Público da comarca de Araruna-PB ao receber a denúncia do do vereador Manoel de Tiu.


Dina e Irene

O vereador do município de Tacima-PB, Manoel de Tiu, denunciou ao ministério público que uma senhora identificada como Mariinha estava se apropriando do dinheiro das aposentadorias das irmãs, Dina e Irene, deixando inclusive, de comprar o necessário para a família que é composta por três membros; Dina, Irene e o filho da Dina, José.

As denúncias dão conta de que Mariinha ao retirar a aposentadoria das irmãs usava o dinheiro para benefício próprio, enquanto que, para as irmãs uma pequena quantia era entregue.

Na casa das aposentadas não há móveis, o cenário é de total abandono. Dona Dina disse que sofreu muito e que, só passou por isso porque ninguém a defendia. Com o conhecimento do MP, os cartões foram retirados da possa da senhora e entregue a um homem que a partir de então passa a administrar o dinheiro da família. “Agora sei que as coisas vão melhorar.” Disse animada Dona Dina.

Recentemente um cobrador de uma loja de móveis apareceu na casa das aposentadas com um boleto para ser pago da compra de alguns eletrodomésticos. Uma vizinha explicou que nenhum móvel chegou à casa, entendendo que a compra deve ter ido para a casa de Mariinha.

Dona Mariinha negou todas as acusações. Disse que sempre ofereceu o melhor e que fez tudo que podia ter fazer. Se emocionou a lembrar das tantas vezes que ajudou a família e frisou que tudo não passa de calúnia.


Explorando o tema

"Maus tratos é todo ato, único ou repetitivo, ou até omissão velada, que pode acontecer com a pessoa idosa, onde ocorre dano ou incômodo. Atualmente, uma das formas mais comuns é o abuso financeiro ao idoso. Explico: é exploração imprópria e ilegal ou uso não consentido de seus recursos financeiros. È o uso ilegal e indevido, apropriação indébita da propriedade e dos bens financeiros, falsificação de documentos jurídicos, negação do direito de acesso e controle dos bens, administração indevida do cartão do segurado do INSS. Um fato muito comum é o empréstimo por consignação que é descontado do benefício do INSS. Muitos avôs e avós são obrigados a fazer empréstimos vultuosos, para seus netos e filhos, comprometendo bastante o orçamento familiar.

O abuso psicológico, a violência psicológica e a violência física são os retratos mais tristes e inaceitáveis de maus tratos na terceira idade. O mais aterrador é que o principal agressor é, na maioria das vezes, um familiar! Mandar calar a boca, gritar e ameaçar são alguns dos exemplos de violência psicológica. Já a violência física pode ser expressada tanto pela agressão propriamente dita, como pelo abuso sexual ou pela violência do marido, também idoso.

O descuido (do verbo descuidar: deixar de cuidar) e a negligência também são formas de maltratar os idosos. É a falta ou o esquecimento em providenciar os cuidados vitais ao idoso dependente, tais como a alimentação, os medicamentos, a higiene, a mordia e a proteção econômica devida. Também envolve situações em que não se permita que outras pessoas providenciem os cuidados devidos aos idosos dependentes.

Texto: Com Márcio Borges"

Por Júnior Campos

2 comentários:

Anônimo disse...

parabéns VEREADOR pela atitude que vossa senhoria tomou quando muitos se calaram.

Anônimo disse...

parabéns VEREADOR pela atitude que vossa senhoria tomou quando muitos se calaram.