segunda-feira, 11 de junho de 2012

ARARUNA-PB. Delegado responsável pela DP envia nota de esclarescimento ao Blog do Mago

Abaixo segue nota de esclarescimento enviada pelo Dr. Hilamilton, respondendo à desabafo de internauta.
"Na intenção de melhor informar à população de Araruna sobre o horário de expediente da Delegacia desta cidade, solicito que publique com o mesmo destaque da matéria anterior os seguintes esclarecimentos:
1º) A Delegacia da Comarca de ARARUNA abrange além de Araruna, os municípios de Tacima e Riachão (Portanto Tacima e Riachão também não tem DELEGACIA aberta 24 horas – as demandas desses dois municípios são encaminhadas para Araruna, dentro do horário de expediente normal – fora do expediente normal são encaminhadas para Solânea);
2º) A delegacia da COMARCA DE ARARUNA é vinculada à 3ª DELEGACIA REGIONAL DE GUARABIRA (3ª DRPC)(a qual tem ainda vinculada mais 27 municípios). Assim, a DP de Araruna NÃO É uma DELEGACIA REGIONAL. A DELEGACIA REGIONAL tem sede em GUARABIRA;
3º) A 3ª DRPC é dividida em DOIS PÓLOS PLANTONISTAS: Pólo de Guarabira (que funciona na 1ª Delegacia Distrital de Guarabira) e Pólo Solânea (DP Solânea).

PÓLO 01 – GUARABIRA (1ª DD) – Contato: (83) 3271 - 2278
Área de abrangência (15 municípios):


CIDADE

COMARCA


Cuitegi e Pilõesinhos

Guarabira


Sertãozinho, Duas Estradas e Serra da Raiz

Pirpirituba


Mulungu

Alagoinha


Itapororoca

Araçagi


Pedro Régis e Lagoa de Dentro

Jacaraú




Pilões


  
PÓLO 02 – SOLÂNEA – Contato: (83) 3363 - 3915
Área de abrangência (13 municípios):


CIDADE

COMARCA



Casserengue

Solânea


Dona Inês

Bananeiras




Cacimba de Dentro




Belém


Campo de Santana, Riachão

Araruna


Logradouro

Caiçara


Borborema

Serraria



4º) Todas as delegacias do Estado da Paraíba funcionam em expediente normal (08h:00min às 12h:00min e 14h:00min – de segunda a sexta-feira – inclusive SOLÂNEA e GUARABIRA). Além desses horários e feriados e finais de semana, somente funcionam as DUAS delegacias PÓLOS (1ª DD GUARABIRA e DP SOLÂNEA), porém em CARÁTER EXTRAORDINÁRIO (há um rodízio de delegados, escrivães e agentes nestas duas delegacias – REGIME DE PLANTÃO EXTRAORDINÁRIO). Cabe esclarecer que todos os delegados das delegacias que pertencem à 3ª DRPC se revezam nesses pólos. Assim, o DELEGADO DE ARARUNA também atende em caráter de regime plantonista em SOLÂNEA e em GUARABIRA (após às 18h, feriados e nos finais de semana). Desse modo, quando o cidadão de Araruna, num final de semana, se deslocar até SOLÂNEA para registrar uma ocorrência, ou qualquer outro caso, poderá está ali lhe atendendo o Delegado de Araruna ou outro delegado (de Bananeiras, de Belém, de Jacaraú, etc.).
5º) Assim, não é somente a DP DE ARARUNA que funciona nesses horários. Em todas as demais cidades (BANANEIRAS, BELÉM, JACARAÚ, CAIÇARA, SERRARIA, etc) funcionam da mesma forma que em Araruna. Para Araruna ou as outras comarcas funcionarem 24h todos os dias necessitaria de QUATRO DELEGADOS, QUATRO ESCRIVÃES e OITO AGENTES cada delegacia.
6º) Vale salientar que pelo fato da DELEGACIA DE POLÍCIA CIVIL está fechada naqueles horários e dias não significa que não haja POLICIAMENTO, pois a POLÍCIA MILITAR encontra-se presente 24h em todos os dias da semana (a polícia militar é polícia ostensiva e preventiva). Cabe à POLICIA MILITAR o encaminhamento das ocorrências às delegacias plantonistas, especialmente os mais graves (flagrantes) e os que não podem esperar o primeiro dia útil. Outra função da POLÍCIA MILITAR é evitar que o crime aconteça (por isso que é polícia ostensiva, faz rondas e blitz).
7º) No que diz respeito à informação trazida pelo suposto internauta de que encontra dificuldade para fazer um simples BO, isso não é verdade. Não está faltando profissionais para realizar um BO. Isso não condiz com a verdade (a não ser que isso diga respeito ao horário. Após o horário de expediente, realmente não é possível registrar um BO, não só em ARARUNA, mas em qualquer delegacia da Paraíba – com exceção das PLANTONISTAS).
8º) A delegacia de ARARUNA dispõe de três impressoras multi-funcionais adquiridas com recursos próprios do DELEGADO, justamente para facilitar o trabalho dos policiais e melhor atender à população de Araruna, especialmente quando se precisa tirar uma Xerox de um documentos, o cidadão não precisa se deslocar até outro local para tirar a cópia de alguma documentos relacionado aos seu caso na delegacia, ele tira ali mesmo na delegacia e de graça. Diferentemente de muitas outras delegacias.
9º) A DP de ARARUNA dispõe de uma máquina fotográfica digital adquirida  com recursos próprios do DELEGADO para melhor instruir os inquéritos policiais no casos em se necessita de tal instrumento, principalmente nos casos de acidente de trânsito, lesão corporal, furto ou roubo com arrombamento, etc.
10º) A DELEGACIA DE ARARUNA está aberta todos os dias da semana, nos horários determinados pelo governo do estado. Excepcional e raramente abre ou fecha antes dos horários estabelecidos (participação em reuniões e cursos, por exemplo).
11º) Por fim, espero ter esclarecido o assunto, ao tempo em que também sou favorável, como todos os delegados, que todas as delegacias de polícia civil abram em horário integral, no entanto isso depende de um grande investimento de dinheiro público. Vale salientar que os FÓRUNS DE JUSTIÇA, AS PROMOTORIAS e as DEFENSORIAS PÚBLICAS também apenas funcionam em horários comerciais. Nos finais de semana, e à noite, por exemplo, os delegados encontram uma certa dificuldade para comunicar à JUSTIÇA as prisões ocorridas nestes dias. Enfim, os recursos públicos são escassos para essas áreas, pelo menos é o que dizem os políticos."
ILAMILTO SIMPLICIO
DELEGADO DE POLÍCIA DA COMARCA DE ARARUNA

Por Júnior Campos

4 comentários:

revoltado disse...

delegado e quando a policia militar tem que se deslocar de tacima para solanea ou guarabira para conduzir um criminoso para flagrante como fica a populaçao

Anônimo disse...

quando um cidadão tem um veiculo roubado durante a noite ele tem que esperar até o outro dia para registrar a queixa de roubo porque é exclusivamente de competência da policia civil porque PM ta fazendo as rondas, enquanto isso delegado o ladrão trafega tranquilamente nos estados vizinhos porque o boletim só pode ser feito no dia seguinte, sem falar nos casos em que os bandidos tomam também os documentos ai não precisam nem sair do estado circula livremente já que o veiculo não consta queija de roubo

Unknown disse...

Acho que deve aumentar o número de policiais militares e o número de viaturas

Unknown disse...

Essa pergunta deverias ser feita ao governo do estado, ao secretário de segurança pública e não ao delegado.