quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Jornalista do jornal "o globo" destaca relatório de senador paraibano

Ilimar Franco, do jornal o globo, destacou nesta quarta-feira (19) um relatório feito pelo senador paraibano, Vital do rego.

De acordo com o artigo do jornalista, o senador Vital do Rego (PMDB-PB) fez um relatório que vai retirar receitas de petróleo do Rio e transferir para o estado mais rico do país: São Paulo. Vital adotou em seu relatório, para os futuros contratos, proposta da ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais), quando exercia mandato no Senado, que muda o critério de projeção das linhas divisórias dos estados no mar territorial.

Se seu relatório for aprovado como está, a receita do pré-sal vai acabar no cofre do governo paulista.

Coube ao senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) denunciar a mais nova manobra para reduzir as receitas dos atuais estados produtores de petróleo (Rio e Espírito Santo).

Se a regra que o relator quer adotar estivesse em vigor hoje, os campos de Iara, Tupi e Guará, com 10,7 bilhões de barris de petróleo, teriam São Paulo como estado confrontante. O mesmo ocorreria com Júpiter e Parati.


O relator também beneficia a sua Paraíba, aumentando a projeção de seu território no mar, em detrimento de Pernambuco e do Rio Grande do Norte. “Ele não conversou isso com ninguém”, protestou o líder do PMDB, Henrique Alves (RN).

Com Blog do Norblat
Postar um comentário