sexta-feira, 22 de abril de 2011

Quem inventou que é proibir ingerir bebida alcoólica nos dias santos; devia ter colocado uma emenda, deixando claro: “É proibido se embriagar.”

Levando a sério a cultura de não ingerir bebidas alcoólicas no dias santos, quintas e sextas, todos os adeptos a velha e boa cachaça, burlam a proibição, ingerindo, sem moderação, o velho e embriagador, vinho.

Na minha amada comunidade, serra do sítio, Dona Inês-PB, nunca se viu tantos cabras embriagados. Menino, era nego caindo pra todo lado, e ainda sobrou um, pra dizer: “-Eu bebo, mas quero eu cair.”

“- Hoje em dia ninguém respeita mais os dias santos não.” Disse minha mãe ao balançar a cabeça desaprovando a cena que presenciará. Três adolescentes chutados, pra lá de Bagdá.

É bem verdade que ao chegar a uma bodega, bem próximo a minha casa, não presenciei nenhum litro de cachaça na mesa, porém, foi notória a presença de várias garrafas de Jurubeba e Jatobano. Por estas bandas vinho padre Cícero é bebida chique.

Ao verificar o relatório policial desta sexta-feira (22), não me surpreendi com as ocorrências motivadas por embriaguez. Tempos modernos talvez provoquem isso.

Vamos aos relatos.

Em Tacima, ARISTIDES TOMÉ DE SOUSA, 36 anos, pedreiro, residente na Rua Santa Rita, s/n, centro, Tacima-PB apresentando fortes sintomas de embriaguez discutia e desacatava os vizinhos e a própria família.

Em Cacimba de Dentro, um menor de 17 anos, estudante, residente em Cacimba de Dentro-PB, apresentava fortes sintomas de embriaguez alcóolica e praticava desordem dentro de sua residência.

Em Guarabira-PB, o acusado, conhecido por DENIS, coveiro, residente na Rua Joventino S. da Silva, Guarabira-PB apresentando sinais de embriaguez alcoólica, começou a proferir palavras de baixo calão contra VALCINEIDE EDUARDO DA SILVA e ainda ameaçou-a de morte, já EDILEUZA DA SILVA OLIVEIRA, vítima foi agredida fisicamente por ele, além de ter suas roupas rasgadas.

No Riachão-PB, WAMBERTO RODRIGUES DA SILVA, 21 anos, servente, residente na Rua Da Franca, n° 43, Riachão-PB apresentando sinais de embriaguez alcóolica praticava desordem na sua própria residência.

Em Borborema, RONALDO PEREIRA DA SILVA, 23 anos, mecânico, residente na Rua Elias Cavalcante de Albuquerque, n°355, Serraria-PB apresentando sinais de embriaguez alcoólica, praticava perturbação da ordem pública e ameaçava populares com uma foice.

Em Araçagi-PB, FABIO MOREIRA DOS SANTOS, 22 anos, aux. de serviço, residente no Centro do município de Araçagi-Pb se encontrava em via pública com sintomas de embriaguez, insultando populares com palavras de calão e praticando vandalismo.

Na capital do brejo, Guarabira, JOSÉ CARLOS DIAS DE LIMA, 36 anos, servente de pedreiro, residente na Rua São Luiz, n°320, Bairro: São José, Guarabira- PB se encontrava na Praça João Pessoa no bar JAILSON CARDOSO DOS SANTOS, com sintomas de embriaguez, quebrando partes do banheiro do local (vaso sanitário e lavatório).

Em Belém-PB, JOSÉ IVANILDO DOS SANTOS, 22 anos, agricultor, residente no sítio Alagamar, Bananeiras-PB conduzia uma moto Cg 150, cor preta, e praticava direção perigosa, ao avistar a guarnição policial tentou se evadir. O mesmo não portava documentação de uso obrigatório e apresentava sintomas de embriaguez.

Sem mais nada a dizer, encerro este artigo por aqui.

Por Júnior Campos

0 comentários: