sábado, 9 de abril de 2011

PB. Os Deputados e as redes sociais

Cerca de 60% dos atuais deputados estaduais já aderiram a pelo menos uma rede social na Internet. Dos 36 parlamentares, 21 possuem conta no Twitter. Destes, oito também têm páginas no Facebook. Doda de Tião (PMDB) e Genival Matias (PRP) têm apenas perfis no Twitter.
 
Os deputado estaduais que são usuários do Twitter são: Ricardo Marcelo (@ricardomarcelo), Francisca Motta (@franciscamotta), Gervasio Maia (@gervasiomaia), Manoel Ludgério (@ManoelLudgerio), Hervázio Bezerra (@hervaziobezerra), Gilma Germano (@GilmaGermano_ ), Domiciano Cabral (@domicianocabral), Lindolfo Pires (@lindolfopires), Luciano Cartaxo (@Luciano_Cartaxo), Branco Mendes (@BrancoMendespb), Frei Anastácio (@Frei_Anastacio), Janduhy Carneiro (@janduhycarneiro), Toinho do Sopão (@RealDepSopao), Anísio Maia (@anisiomaia), Tião Lucena (@tiaolucena), Guilherme Almeida (@DepEstGuilherme), Antonio Mineral (@AntonioMineral), André Gadelha (@AndreGadelha_ ), Caio Roberto (@CaioRoberto_ ), Trocolli Júnior (@trocollijr15123) e Raniery Paulino (@ranypaulino).

Links no Portal
 
Desde o mês passado, o portal da Assembleia Legislativa já dispõe de links para acesso nas redes sociais. A ALPB aderiu ao Twitter, Facebook e You Tube. Além desses canais, o trabalho do Legislativo nos próximos dias poderá ser acompanhado em tempo real pela TV ALPB e por uma rádio Web.



No Twitter (@legislativopb) o seguidor pode acompanhar informações diárias sobre agenda e conferir links para as principais matérias postadas no portal da Assembleia. No Facebook (Assembleia Legislativa Paraíba Brasil) são postados os mesmos links, interangindo com o Twitter, albuns de fotos e vídeos postados no You Tube (Legislativopb).



Aumento de usuários



Dados do Ibope, de novembro de 2010, já indicavam que 90% dos internautas brasileiros estão cadastrados ao menos em uma rede social. Dessa audiência, mulheres de 18 a 14 anos são que mais produzem conteúdo nas mídias sociais e também que mais criticam/comentam, dentre todas as classes; Entre os que apenas coletam informação de acordo às suas necessidades, a maioria é composta por homens de 18 a 34 anos, de todas as classes.



Em outra pesquisa, o Ibope Inteligência em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research revela que 87% dos internautas brasileiros acessam redes sociais, com tendência de crescimento, já que 20% da população pretende entrar no mundo das redes sociais num futuro próximo.



Democracia direta



As redes sociais como ferramentas de divulgação do trabalho institucional do Poder Legislativo do Estado foram introduzidas pela Coordenação de Comunicação Social. "Há uma certeza de que, em bem pouco tempo, todos os 36 deputados estaduais serão usuários de algum tipo de rede social. O objetivo do portal da Assembleia Legislativa é ampliar a interatividade entre cidadão e parlamentar, bem como permitir o acesso mais direto à informação institucional com a adesão às mídias digitais. No Brasil a região Nordeste já apresenta um índice de uso pessoal das redes sociais (90%) maior do que outras regiões como o Sudeste (85%), por exemplo", destacou o jornalista Hermes de Luna, coordenador de Comunicação Social da ALPB.



No Facebook



Os deputados estaduais Doda de Tião (dodadetiao2011@hotmail.com), Luciano Cartaxo, Andre Gadelha (deputadoo.andregadelha@gmail.com), Toinho do Sopão, Genival Matias, Francisca Motta e Janduhy Carneiro possuem páginas individuais no Facebook.



"A atualização diária das redes sociais do Legislativo Estado permite o acompanhamento do trabalho dos parlamentares pelo cidadão comum e tem o objetivo também de facilitar o acesso da informação aos profissionais de imprensa, especialmente em nosso Estado", observa o presidente da ALPB, deputado Ricardo Marcelo (PSDB) que tem perfil no Twitter e página no Facebook desde o fim do primeiro semestre do ano passado.



Com os resultados das recentes pesquisas, o Brasil está em décimo lugar entre os usuários de sites como Orkut, You Tube, MSN, Twitter, Facebook, ou Linked In. Há uma previsão de que o Facebook, que já tem cerca de 14 milhões de usuários no Brasil, ultrapasse o Orkut ainda este ano.



Páginas individuais



Vários deputados estaduais também mantém sites ou blogs particulares. Alguns possuem links no portal da Assembleia Legislativa, que podem ser acessados através do 'Gabinete on-line', que pode ser acessado clicando na foto correspondente ao parlamentar, na área superior da página principal do Portal. "A atualização desses sites, contudo, é de responsabilidade de cada assessoria parlamentar", lembra Hermes de Luna.



Eis a atual relação dos sites mantidos pelos deputados estaduais:



www.anisiomaia.com.br/

www.brancomendes.com.br

www.daniellaribeiro.com.br

www.franciscamotta.com.br

www.freianastacio.com.br

www.guilhermealmeida.com/2011/

www.janduhycarneiro.com.br

http://www.lucianocartaxo.com.br/

http://www.lindolfopires.com.br/

http://www.marciorobertomr.blogspot.com/

www.ranierypaulino.com.br

www.ricardomarcelo.com.br

http://www.trocollijunior15123.com.br/

www.andregadelha.com.br

http://www.eva19789.com.br/

http://www.gilma23456.com.br



Com ALPB

0 comentários: