terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Ousadia de Beltrame provoca polêmica no Rio

O exemplo do Rio de Janeiro no combate ao crime é um exemplo para todo país. A ação contra traficantes recentemente foi uma demonstração de que um bom planejamento com um toque de ousadia desarticula qualquer sistema.
 
Esta semana fomos surpreendidos com mais uma ação contra o crime, desta vez, contra os criminosos que se disfarçam de policiais para agirem covardemente em milícias. ‘Meio mundo’ de policiais corruptos foram presos e tirados da rua. Beltrame, enquanto chapa de ferro do governo do estado do Rio, tem feito, a meu ver, um trabalho de causar inveja a qualquer estado que vive o clima de insegurança. O problema é que sua atitude tem despertado a fúria de autoridades que, tem entendido as tomadas de decisões de Beltrame, como abuso de poder.
 
O Jornal do Brasil trouxe uma matéria na tarde desta segunda-feira (13) dando conta de que o presidente da associação dos Delegados de Polícia do Estado do Rio de Janeiro (Adepol-RJ), Wladimir Reale, enviou ao governador Sérgio Cabral, na tarde de segunda-feira uma carta pedindo a exoneração do secretário de Segurança Pública José Mariano Beltrame.

O motivo do pedido a Cabral seriam os "abusos" praticados desde o início da Operação Guilhotina, que pretendia prender policiais civil e militares acusados de corrupção. A ação teve início na última sexta-feira.

Reale não questiona a ação em si, mas repudia as invasões às delegacias e diz que é uma situação inaceitável. Ele diz ainda que a "espetaculosidade" de Beltrame a frente da Secretaria de Segurança pode estar atrelada à candidatura do secretário a algum cargo eletivo.
 
O texto diz ainda que Beltrame é inexperiente: "É notória a inexperiência do Secretário Beltrame, no que se refere às atividades de polícia judiciária, tendo em conta que recém-saído da Academia Nacional de Polícia em Brasília, com um pouco mais de 2 anos no cargo de Delegado de Polícia Federal, foi nomeado para o cargo político de Secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro".

Segundo assessores do governador Sérgio Cabral, nenhuma carta enviada pela Adepol foi protocolada no Palácio Guanabara, em Laranjeiras (Zona Suldo Rio) nesta segunda-feira.

O que conforta é saber que só os ‘loucos’ e os ‘ousados’ entraram para a história como heróis

0 comentários: