segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Definida a data para as eleições complementares em Itapororoca e Marcação.

No final da tarde desse domingo (6), os eleitores de Itapororoca e Marcação foram prestigiar as convenções partidárias que definiram os candidatos que irão disputar o cargo de prefeito nas duas cidades situadas no Litoral Norte paraibano.

As eleições suplementares estão marcadas para 3 de abril.

Itapororoca

Depois que a Justiça determinou a realização de novas eleições em Itapororoca, município com mais de 11 mil eleitores, as chapas partidárias já foram homologadas três vezes. Como as duas primeiras convenções foram anuladas devido ao adiamento do pleito, os concorrentes tiveram, novamente, que homologar suas candidaturas na tarde de ontem (06).


Luciana Sousa, Cássio e Celso Morais

Não houve alteração em relação às chapas compostas nas convenções anteriores. Assim, temos: de um lado, a coligação Popular Trabalhista, encabeçada pelo prefeito interino, o vereador Erilson Cláudio (PTB), e de outro, a Coragem para Mudar, que tem a frente o democrata Celso Morais.

A chapa situacionista conseguiu unificar em torno da candidatura do atual prefeito cinco legendas (PTB, PMDB, PP, PRB, PPS e parte do DEM), além de contar com o apoio dos nove vereadores. Já a campanha de Celso, que governou o município por um ano de três meses, reúne as seguintes siglas: DEM, PSDB, PSB e PL.

No que diz respeito à composição das chapas, Erilson Cláudio apresentou como vice-prefeita a vereadora peemedebista Neuza Madruga, sobrinha de uma das principais lideranças da política local, o ex-prefeito Adamastor Madruga. Por sua vez, Celso Morais conseguiu o apoio do ex-prefeito Humberto Fernandes (PSDB), que lançou sua filha, a ex-vereadora Luciana Sousa, na condição de vice-prefeita.

Lideranças políticas prestigiaram as convenções

Estiveram prestigiando a convenção de Erilson Cláudio, realizada no colégio Henrique de Almeida,  o presidente do PP, Enivaldo Ribeiro, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro  (PP) e o ex-deputado Rodrigo Soares (PT), além de vários prefeitos do Vale do Mamanguape.

Compareceram à convenção de Celso Morais, realizada no colégio Severino Félix de Brito, as seguintes lideranças: o ex-governador Cássio Cunha Lima,  a deputada estadual Léa Toscano (PSB) e o ex-deputado estadual Zenóbio Toscano (PSDB).

Marcação

Já na cidade de Marcação, município com mais de oito mil eleitores, foram homologas as candidaturas de Adriano Oliveira (PR) para prefeito e Zé da Estiva (PTB) na condição de vice. Na chapa concorrente estão os peemedebistas  José Edfrance como candidato a prefeito e Gil Marco na posição de vice.

Entenda os casos

Itapororoca – Após apuração dos votos no pleito de 2008, saiu vencedor o candidato do PMDB José Adamastor Madruga, que concorria à reeleição. O político não pode assumir por ter tido seu registro de candidatura impugnado pelo TSE, devido à reprovação de contas referentes a mandatos anteriores. Com isso, foi empossado o candidatado que ficou em segundo lugar, o democrata Celso Morais.

No entanto, o Partido Republicano Brasileiro  (PRB) entrou na Justiça contra a diplomação de Celso, alegando que a votação atribuída ao peemedebista deveria ser computada como votos nulos, número que ultrapassava 50%. De acordo com essa argumentação, Celso teria sido candidato único, porém não teria atingido a maioria necessária dos votos válidos. Assim, a Justiça determinou que o democrata fosse destituído do cargo, e em seu lugar foi empossado o presidente da Câmara, o vereador Erilson Cláudio.

Marcação- O TRE-PB Cassou o prefeito e o vice-prefeito do município devido à captação ilícita de sufrágil e abuso de poder econômico. Ambos foram acusados de doar material de construção a eleitores durante a campanha de 2008.

Com a decisão, o prefeito Paulo Sérgio da Silva Araújo (PMDB) e seu vice Valdi Fernandes da Silva ficaram inelegíveis por um período de três anos. Além da cassação e da inelegibilidade, o gestor recebeu multa no valor de R$ 53.205 mil.

Por Simone Bezerrill

0 comentários: