domingo, 30 de dezembro de 2012

CANGUARETAMA-RN. Professores ficam sem salário e 13º

Os professores da rede municipal de ensino de Canguaretama estão com a mão na cabeça. Além da segunda parcela do décimo terceiro ainda não ter sido paga, o pagamento do salário referente ao mês de dezembro também não foi efetuado e não há previsão para os problemas serem resolvidos. A informação foi repassada pelo professor Francisco Galvão (professor, membro do Sinte-RN em Canguaretama).

Até o dia 20 deste mês, os 60% da gratificação de Natal deveriam ter caído na conta dos servidores, mas não foi o que aconteceu. O mesmo ocorreu com a remuneração de dezembro, acordada para acontecer antes do dia 30. Apesar de constar na conta do Município R$ 1,2 milhão oriundo do Fundeb, a própria Prefeitura diz que não sabe como resolver a questão.

Procurado por um grupo de professores, o secretário de Educação Jonas Freire afirmou não ter a solução, já que o prefeito de Canguaretama, Wellinson Dantas (PR), não foi encontrado depois do resultado da eleição, tendo se manifestado apenas através de portarias exonerando quase que totalmente os detentores de cargo em comissão.

De fato, o caso foi levado para a juíza de plantão de Pedro Velho, na quinta-feira (27), que despachou pelo pronunciamento da Prefeitura em 24 horas, mas o gestor não foi encontrado para ser citado. O coordenador da regional do Sinte-RN em Canguaretama, Sérgio Borba, lamenta: “é altamente constrangedor estarmos passando por isso. Estamos diante de um caso flagrante de improbidade administrativa”.

Desde que tiveram a confirmação do não pagamento, os professores também realizam protestos em frente ao prédio da Prefeitura. A instituição financeira responsável pelas transferências declarou que não recebeu nenhuma ordem de pagamento do executivo municipal.

Com Assessoria

4 comentários:

maria neuza disse...

Serra de São Bento não é diferente nós funcionários públicos também ficamos sem o sálario do mes de dezembro, isso é o retrato da administração que não conseguiu eleger seu aliado pulítico em 2012.

Anônimo disse...

Maria Neuza.Muitas vezes indagamos a problemática dos descasos de muitos gestores com os recursos públicos,em especial do FUNDEB,mas fazer o quê sozinhos?sem uma ação mais imediata da justiça,como poderemos agir se o poder foi dado aos governantes:governadores,prefeitos,vereadores,deputados entre outros,o povo precisa falar e fazer mais,visto que o descaso com o dinheiro público é grande:muitos políticos vêem na política uma loteria:isso está na cara,só é observar direitinho e passar a agir.Qual prefeito não enriqueceu na política?Posso dizer que muito pouco.AGORA EU DIGO:SOCORRO!!!SALVE-NOS DOS POLÍTICOS "ESPERTINHOS".Muitas prefeituras estão servindo de quê para os "SABIDINHOS?"(não digo com todos,mas com um número significativo)CABE AO PODER JUDICIÁRIO ACOMPANHAR E DEFENDER URGENTEMENTE O POVO.

Francisco rio de janeiro disse...

Isso tudo e uma vergonha ! Temos que mudar as Leis eles não a respeitao as atuais, A responsabilidade fiscal não pune e são lentas.

Se fossem presos imediatamente isso mudaria

Temos que Ter juizados especiais junto procuradores e tribunal de contas em blocos para punir quem rouba o dinheiro publico
Francisco rio de Janeiro .

Laelio Costa disse...

São José de Mipibu e Macaíba, ambas cidades da região metropolitana do Natal (RN) também não pagaram os salários dos professores referentes ao mês de dezembro.
Os prefeito que assumiram estão se fazendo de doidos para não pagar. Enquanto isso, centenas de pais e mães de família não sabem o que fazer para saudar suas dívidas.
Infelizmente, no Brasil a educação é tratada como algo inconveniente e os profissionais que nela trabalham são hostilizados pelos governante e negligenciados pelo poder judiciário que nada faz, a não ser apoiar os algozes da Educação Pública.