segunda-feira, 4 de março de 2013

GUARABIRA-PB. Gestores se reúnem para discutir a criação de um consórcio para a criação de um aterro sanitário intermunicipal

Prefeitos e representantes de 16 municípios do brejo e curimataú paraibano participaram, na manhã desta segunda-feira (04), em Guarabira-PB, do terceiro encontro entre gestores municipais para discutir a criação de um consórcio intermunicipal que venha a criar um aterro sanitário que atenda a região. A ideia foi elaborar um do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos dos Municípios. O evento foi coordenado pelo assessor técnico da Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos, Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (Serhmact), Beranger Araújo.

Para o Assessor a reunião foi uma das mais produtivas; "porque ficou praticamente encaminhado um Termo de Compromisso de Participação dos 16 municípios para compor uma solução regionalizada dos resíduos sólidos, sendo o primeiro passo para gestão integrada de resíduos sólidos." Destacou.

Na próxima segunda os gestores e representantes dos municípios voltarão a se reunir, dessa vez, já para iniciar o Plano de Gestão Integrada.

Participaram deste encontro, os prefeitos Zenóbio Toscano (Guarabira), Guilherme Madruga (Cuitegi); Adriana Andrade (Pilões); Paulo Gomes (Areia); Edson Gomes (Duas Estradas); Joana Darc (Mulungu); Rinaldo Guedes (Pirpirituba); Paula Maranhão (Borborema); Celso Moraes (Itapororoca); Alcione Beltrão (Alagoinha); Brizola (Serraria); Cícero (Caiçara); vice-prefeito Iraponil Siqueira e o chefe de gabiente Rafael Santos (Pilõezinhos); secretário de Meio Ambiente, Felipe Diego (Alagoa Grande); chefe de gabinete, Manoel Ribeiro (Tacima); secretário de Administração, Jairo Teixeira (Dona Inês); e o secretário de Meio Ambiente, Fábio Espínola (Belém).

A nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10) diz que, até 2014, todos os municípios brasileiros terão que transformar os seus depósitos inadequados de lixo, os chamados “lixões”, em aterros sanitários.


Por Júnior Campos

1 comentários:

Anônimo disse...

falto um representante do município de Bananeiras ou estou engando