terça-feira, 17 de abril de 2012

JACARAÚ-PB. Vereadores de oposição questionam construção de barragem no município

Recentemente nossa reportagem foi à zona Rural do município de Jacaraú, a convite do vereador presidente da casa legislativa, Juca Motos, para conhecer a construção de uma barragem que, segundo o oposicionista, não oferece nenhum benefício a população jacarauense. O custo da obra  será de mais de um milhão.

Outros vereadores de oposição acompanharam a visita.

De início a barragem seria construída no Pirarí, foi o que informou o vereador Adelson Ângelo, onde iria beneficiar 680 famílias. Hoje a barragem está sendo construída na localidade Laços, há cerca de 15 km de distância da sede do município.

O que os vereadores denunciam é que no local onde a barragem está sendo construída não há moradores. Por ser um local deserto, os vereadores não conseguem entender a importância da obra.

Através de denúncias dos vereadores, a obra foi embargada, mas por uma liminar os trabalhos foram retomados.

O vereador Juca Motos, presidente da casa legislativa daquele município, convocou a população de Jacaraú para ir conhecer de perto a obra, para que pudessem constatar o desperdício com os recursos públicos.

Para o vereador Gilson a população perdeu muito com a retirada do projeto do Rio Piriri para o sítio Laços e acrescentou que a construção só vai beneficiar os usineiros e os proprietários das terras.

Para Peron a barragem não beneficia a comunidade e acrescentou que o maior benefiada é a firma responsável pela construção. Adiantou que denunciou ao IBAMA e a SUDEMA a destruição de parte de uma mata nativa e aguarda a resposta das denúncias.

A prefeita Maria Cristina (PTB) disse que o projeto da construção desta barragem, não é o mesmo da construção do Rio Pirarí. Disse que a construção da barragem no Rio Pirarí não foi realizada porque o proprietário da terra permitiu a desapropriação das terras. Foi feito uma nova topografia e os responsáveis optaram pela construção no local que agora está sendo construída. A prefeita disse que não é responsável pela construção no local, e sim os profissionais responsáveis pela topografia.

Para a prefeita, após a conclusão da obra, o local pode servir como ponto turístico. Construções de quiosques e local para banho. “Vai depender da visão do próximo gestor”. Encerrou.

Para o vereador João Fernandes (PTB) o local da barragem não vai fazer diferença para a construção de uma adutora que venha beneficiar o município com a distribuição de água.













Por Júnior Campos

0 comentários: