domingo, 21 de julho de 2013

MONTANHAS-RN. Secretária de Saúde do município destaca ações de sua pasta


A secretária de Saúde do município de Montanhas, Dyuanna, falou com nossa reportagem esta semana e destacou algumas ações da sua pasta. Durante a conversa, a secretária esclareceu o porquê do município não está dentro do Programa do Governo Federal, “mais médico”.

HOSPITAL DO MUNICÍPIO

A secretária disse que as condições em que o hospital do município se encontrava no início do ano, não eram as melhores. “Falta de médicos, estrutura física deteriorada, sala de parto danificada, falta de bisturis e outros problemas foram encontrados.” Comentou a secretária. Com a chegada da nova administração, médicos plantonistas já foram contratados, pequenas cirurgias estão sendo realizadas e de acordo com Dyuanna, a estrutura física deve passar por uma melhora.

AÇÕES DA SECRETARIA

Uma das primeiras ações da pasta foi a capacitação da equipe de profissionais de saúde para o tratamento humanizado com a população usuária do SUS. “Queremos garantir que os que precisam de atendimento na rede pública de saúde do nosso município, sejam bem atendidos.” Ressaltou. “Seis equipes formadas por médicos, enfermeiros e técnicos, dentistas e auxiliares, atendem a toda a população, numa demonstração de esforço do atual prefeito em oferecer uma melhor saúde ao montanhense.” Destacou a secretária.

De acordo com a gestora da Secretaria de Saúde, o município já oferece cardiologista, com a realização de eco e eletrocardiograma, urologia, fisioterapeuta, exames laboratoriais, próteses dentárias e outros atendimentos de rotina. Também informou que o PSE (Programa de Saúde na Escola) já está funcionando, atendendo todas as escolas do município. 

Exames de alta complexidade como de Tomografia, Ressonância e Densitometria; além de cataratas, têm sido oferecidos. “De Janeiro até agora, já são cerca de seis mil exames realizados e mais de 200 cirurgias.” Informou, acrescentando que a farmácia básica do município está toda equipada.

“O município está empenhado nos princípios e fundamentos do SUS com prevenção, promoção e proteção da saúde.” Destacou Dyuanna. 
 
 IMPLANTAÇÃO DO NASF 
 
Aprovado pela Bipartite, o município está implantando o Núcleo de Apoio a Saúde da Família, o que vai fazer com que sejam oferecidos aos Montanhenses atendimentos em várias especialidades, como na área de psicologia, fisioterapia, psiquiatra, fonoaudiologia e outras. A previsão é a de que já em Setembro o serviço seja oferecido.

CONQUISTA NA MARCHA DOS PREFEITOS

Em Brasília o Prefeito conseguiu recursos para a construção de um novo PSF para a localidade “Cidade Nova”, onde hoje, o atendimento é feito em uma casa alugada. 

A secretária ainda lembrou que haverá obras de ampliação para os PSFs do Serrote e da Rua Nova.

MAIS MÉDICOS

A secretária explicou que pelo fato do município ter informado que está com todas as equipes do PSFs completas, é que o Ministério da Saúde entendeu que no momento, não se fazia necessário encaixar o município no programa do Governo Federal que tem como objetivo levar mais saúde para o interior do Brasil. “Mesmo assim isso não impede que nosso município se cadastre, a fim de melhorar e ampliar ainda mais esse atendimento.” Concluiu. 
 
 “As ações na área de saúde não param. Estamos avançando e vamos avançar ainda mais, porque essa administração tem compromisso com o futuro desse município.” Encerrou Dyuanna.

Por Júnior Campos

0 comentários: