segunda-feira, 22 de julho de 2013

BANANEIRAS-PB. Começa a Rota Cultural Caminhos do Frio

A abertura da Rota Cultural Caminhos do Frio 2013 aconteceu na manhã desta segunda-feira (22) na cidade de Bananeiras, no Brejo paraibano, com atrações artísticas. O festival acontece até 1º de setembro e passa por seis cidades da Paraíba. Guilherme Arantes, Zizi Possi, Lenine e Geraldo Azevedo são algumas das atrações do evento itinerante que passará por seis cidades paraibanas.  O secretário de Cultura da Paraíba, Chico César, participou da abertura assim como o prefeito de Bananeiras, Douglas Lucena.

“O Caminhos do Frio fortalece a cultura das cidades do Brejo paraibano. As seis cidades que integram o Caminhos do Frio se fortalecem sempre que eventos como este, que prezam pelas tradições regionais, são realizados”, disse o prefeito Douglas Lucena. Já a secretária de Cultura e Turismo de Bananeiras, Mirian Trindade, ressaltou a importância que o município vem dando aos artistas da terra, valorizando a cultura local.

Em Bananeiras, a Rota Cultural Caminhos do Frio segue até o próximo dia 28 com atividades musicais, teatrais, fotográficas, esportivas e muito mais. Guilherme Arantes, Renata Arruda e Yegor Gomez são alguns dos destaques da programação. A Secretaria de Cultura e Turismo de Bananeiras apoia o evento.

Nesta segunda-feira, a abertura aconteceu no Teatro Ivaldo Lucena, no Espaço Cultural Oscar de Castro, no Centro de Bananeiras. A SC Banda se apresentou e em seguida foi a vez de Waldir Gomes, pentacampeão brasileiro em Dança em Cadeiras de Rodas, mostrar todo o seu talento. O público, emocionado, aplaudiu de pé o grupo de dança da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad). Waldir dançou com Maria José e Tatiane Belízio, sob a coordenação de Luciene Rodrigues. A rumba, o tango e cha-cha-cha foram alguns dos ritmos executados pelos integrantes do grupo de dança da Funad.

Encerrando a abertura do evento, o prefeito Douglas Lucena ressaltou que o roteiro Caminhos do Frio começou no município de Bananeiras, e por isso a responsabilidade aumenta a cada ano. O prefeito disse ainda que tanto a cidade Bananeiras quanto o Brejo Paraibano estão preparados para consolidar ainda maios o Caminhos do Frio. “Estamos preparados porque pensamos regionalmente como uma área que quer crescer com honestidade, trabalho e respeito”, finalizou. Representantes das demais cidades que integram o Caminhos do Frio também participaram da solenidade de abertura.

Mais atrações culturais

De 22 a 26 acontece a exposição fotográfica “Por onde andei em Bananeiras, no Espaço Cultural Oscar de Castro. Já no dia 24, o Encontro Regional de Economia Criativa de Bananeiras oferece palestras com os professores André Piva e Fabiane Nagabe. O evento começa a partir das 8h30 no Espaço Cultural Oscar de Castro. Ainda no dia 24, o público vai conferir, às 19h30, a apresentação do espetáculo Boi Encantado da Cia Boca de Cena, no Teatro Ivaldo Lucena.

Outro destaque da programação é a Mostra de Gastronomia que acontecerá no dia 25, a partir das 20h, no Teatro Ivaldo Lucena. Os jurados vão eleger os três melhores pratos. O jornalista Rubens Nóbrega lançará o livro “Histórias da gente” no dia 26, às 17h, no Hotel Serra Golf.

Além das atrações culturais, a Rota Cultural Caminhos do Frio 2013 também oferece atividades esportivas nos dias 27 e 28 com a Trilha Ecológica Cachoeira do Roncador, Cavalgada de Santana e o 1º Pedal do Frio Banana Biker.

Caminhos do Frio 2013

A Rota Cultural Caminhos do Frio 2013 acontece de 22 de julho a 1º de setembro com diversas atrações artísticas por seis cidades do Brejo paraibano.  Durante o período de realização do projeto, ápice do inverno na região, a temperatura chega a 12ºC.O festival é realizado pelo Fórum de Desenvolvimento Turístico Sustentável do Brejo Paraibano com apoio do Governo da Paraíba.

Com uma programação diversificada, que transita entre diversas linguagens artísticas, a Rota Cultural também envolve um circuito de engenhos produtivos de cachaça e rapadura, gastronomia regional, trilhas ecológicas, além de contemplar e conhecer a história do ciclo do açúcar presente nos museus e nos casarios históricos das cidades que estão inseridas no Roteiro Integrado Civilização do Açúcar (PB, PE e AL).

A Rota acontece nos municípios de Bananeiras (22 a 28 de julho), Areia (29 de julho a 4 de agosto), Serraria ( 5 a 11 de agosto), Pilões (12 a 18 de agosto), Alagoa Nova (19 a 25 de agosto) e Alagoa Grande (26 de agosto a 1º de setembro).

As atrações da edição deste ano são: Guilherme Arantes (Bananeiras), Zélia Duncan, Zizi Possi, Lucy Alves, Orquestra Sinfônica Jovem com participação de Sandra Belê, Denise Stoklos (Areia), Nando Cordel (Serraria), Geraldo Azevedo (Pilões), Santana, O Cantador (Alagoa Nova) e Lenine (Alagoa Grande).

Com Assessoria
Postar um comentário