segunda-feira, 3 de junho de 2013

CAIÇARA-PB. Município faz adesão ao PRONATEC. Conheça os cursos.

Como parte do seu programa de governo, o atual prefeito do município de Caiçara, tem tentado de todas as formas qualificar o Caiçarense, possibilitando a oportunidade do cidadão ampliar seu leque de conhecimento e com a qualificação, ingressar mais fácil no mercado de trabalho.

O município fez uma importante adesão ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Para o município de Caiçara foram disponibilizados 36 cursos que serão realizados na Escola Agrícola Vidal de Negreiro em Bananeiras-PB; a Unidade de Oferta para os cursos. O interessado deve procurar o CRAS para a inscrição, munido dos documentos pessoais. As inscrições são contínuas, sem limite para vagas.

Ao optar por um dos cursos o aluno ainda tem direito a mais dois; segunda e terceira opção. Ao terminar o curso escolhido, o aluno pode ingressar no segundo e assim consequentemente.

Conheça os cursos:

Agente de Alimentação escolar, agente de gestão de Resíduos Sólidos, Agente de  projetos sociais,  agricultor familiar, apicultor, atendente de nutrição, auxiliar de secretaria escolar, auxiliar financeiro, bovinocultor de leite, cabeleireiro assistente,  cabeleireiro, churrasqueiro, confeiteiro, criador  de peixes em tanques  redes, criador de peixes em viveiros escavados, depiladora, fruticultor, inglês aplicado e serviços turísticos, inseminador artificial de animais, jardineiro, manipulador de alimentos, maquiador, marceneiro, massagista, masseiro, operador de caixa, operador de computador, operador de m´máquinas e implementos agrícolas, operador de sistema de irrigação, padeiro, produtor de  cachaça, produtor de derivados de leite, produtor de frutas e hortaliças processadas com uso do frio, suinocultor, vendedor e viveirista de plantas e  flores.

Quem pode se inscrever nos cursos?

  • Trabalhadores, inclusive agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores;
  • Povos indígenas;
  • Comunidades quilombolas;
  • Adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas;
  • Desempregados;
  • Pessoas com deficiências;
  • Pessoas que recebem benefícios dos programas federais de transferência de renda ou que estejam cadastradas no CadÚnico;
  • Praças do Exército e da Aeronáutica com baixa do Serviço Militar ou Atiradores de Tiro de Guerra;
  • Estudantes matriculados no Ensino Médio das escolas públicas, inclusive na Educação de Jovens e Adultos.
O aluno que participar dos cursos ganhará uma diária no valor de R$10,00 (dez reais), além disso, a prefeitura vai disponibilizar o transporte para o aluno se deslocar de Caiçara até Bananeiras.

“Temos buscado várias parcerias para que um dos nossos projetos de governo possa ser colocado em prática. E estamos conseguindo. Vários caiçarenses já passaram por cursos profissionalizantes, outros estão iniciando e nossa meta é deixar o cidadão pronto para o mercado de trabalho.” Comentou o chefe do poder executivo municipal.

RELACIONADA: 32 Alunos concluem curso de instalador de tubulações e recebem certificados

Com ASCOM/PM de Caiçara-PB

0 comentários: