quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Paraíba é o 5º estado do Nordeste com maior número de servidores expulsos por corrupção

Conforme o levantamento, nesse mesmo período foram expulsos por essa irregularidade só na Paraíba um total de 36 servidores

A Paraíba é o 5º estado do Nordeste com maior número de servidores federais que foram expulsos de suas funções por terem praticado atos de corrupção administrativa nos últimos quatro anos. A revelação vem de um levantamento realizado pela Controladoria Geral da União (CGU) que consolida as informações sobre demissões, destituições de cargos comissionados e cassações de aposentadorias aplicadas a servidores públicos do Poder Executivo Federal.

Conforme o levantamento, nesse mesmo período foram expulsos por essa irregularidade só na Paraíba um total de 36 servidores, sendo 18 deles em 2007, oito em 2008, três em 2009 e outros sete em 2010.

Com isso, a Paraíba fica atrás apenas dos estados da Bahia que ocupa o primeiro lugar nesse ranking nordestino, com 74 servidores expulsos nos últimos quatro anos; seguido do Ceará em segundo lugar com 66 funcionários que sofreram punições expulsivas; de Pernambuco que se encontra em terceiro com 53 demissões; e do Maranhão que ocupa a 4ª posição no ranking com um total 49 funcionários demitidos também por cometerem corrupção.
 
Já em âmbito nacional, o combate à corrupção e à impunidade na Administração Pública levou o Governo Federal a aplicar punições expulsivas a 1.784 agentes públicos por envolvimento em práticas ilícitas no mesmo período. Nesse âmbito, a Paraíba está ocupando a 17ª posição no país em expulsões nos últimos quatro anos. Em primeiro lugar ficou o estado do Rio de Janeiro com 295 expulsões de funcionários que ocupavam cargos no Governo Federal. Na última posição ficou o estado de Tocantins com 09 punições expulsivas pelo mesmo motivo.
 
Na Paraíba, o principal motivo das expulsões foi por os servidores federais valerem-se dos seus respectivos cargos para obtenção de vantagens individuais. Com isso, 13 pessoas foram expulsas de suas funções por valimento indevido de cargo; 11 por abandono de cargo; 08 por improbidade administrativa; 06 por recebimento de propina, 06 por praticarem corrupção e 10 por outros fundamentos diversos.

Dos 36 servidores federais na Paraíba demitidos, nesse mesmo período, 16 atuavam no Ministério da Previdência Social (MPS); 07 na Universidade Federal da Paraíba (UFPB); 04 na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); 03 no Ministério da Saúde (MS); 02 no Ministério da Fazenda (MF); 02 no Ministério da Justiça (MJ); 01 no Ministério da Educação (MEC); e 01 no Ministério do Meio Ambiente (MMA).


Adaucélia Palitot
PolíticaPB

0 comentários: